Casa Cercal

Atelier Data. Na casa do Cercal tempo e espaço não são dimensões separadas mas antes interdependentes.

Existe o tempo que corresponde aos ciclos da natureza, o tempo de quem habita o lugar e existe o espaço que é moldado e influenciado por ele.

O lugar onde se localiza a casa é também de desafio – o Alentejo, que segundo Torga representa “o máximo e o mínimo a que podemos aspirar: o descampado dum sonho infinito e a realidade de um solo exausto”.

A Casa no Cercal é, assim, uma proposta que explora as possibilidades de um tempo e espaço novo, num lugar também ele marcado e alterado pela novidade da casa, ambicionando por fim construir um renovado compromisso entre homem e paisagem.

ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO. 

Situada num terreno cuja morfologia em halfpipe é motivada por uma linha de água que o atravessa, a casa implanta-se numa das encostas que a ribeira divide, próxima dos vestígios de uma antiga construção.

A procura da posição e orientação solar certas, em paralelo com o estudo de uma volumetria de correspondência hábil com a pendente do terreno, a par da pesquisa sobre o horizonte visual que melhor favorece a sua relação com a envolvente natural, sintetizam as principais orientações da estratégia de intervenção.

Intensificação da relação entre interior e exterior através do prolongamento da cobertura e da projeção de uma plataforma na continuidade do espaço social rematada por um plano de água (tanque); Mediação entre o espaço interior e exterior através da introdução de um espaço de transição – o alpendre, reforçada simultaneamente pela introdução de painéis deslizantes que ora expandem ora  confinam os limites da casa e do horizonte; Recurso  a sistemas construtivos locais  e materiais tradicionais reinterpretados na lógica de uma intervenção contemporânea;

Uso predominante da cor branca em paredes e pavimentos em contraste com o “azul Alentejo” usado em elementos transitórios e leves com o portão de acesso à casa; citação extraída do Livro Portugal de Miguel Torga.

Share the Post:

Related Posts

Lycée Schorge

Kéré Architecture, Diébédo Francis Kéré. Located in the third most populated city in Burkina Faso, the Lycée
Schorge Secondary School sets a new standard for educational
excellence in the region, while providing an inspiring showcase of
local building materials applied to an iconic and innovative design.

Read More

SKF-RTL Children Learning Centre

Kéré Architecture.
The SKF-RTL Children Learning Centre is an education facility that
welcomes children between the ages of four and 14 from Nyang’oma Kolego and the surrounding district in Kenya.

Read More